• Mariana Soeiro

Pra desencanar: mitos e verdades sobre a Celulite



Basta chegar no início da adolescência e lá está ela: a celulite, verdadeiro terror de muitas mulheres, costuma aparecer a partir da puberdade e é perfeitamente natural.


Causada pelo acúmulo de água, gordura e toxinas nas células, a Lipodistrofia Ginóide caracteriza-se pelo aparecimento de desníveis e nódulos na pele, normalmente concentrados nas coxas e bumbum.


A celulite, causada por inflamação celular, é a responsável pelo aspecto de casca de laranja nas áreas afetadas. Aos primeiros sinais de seu aparecimento, jovens do mundo todo passam a dedicar vários momentos de seus dias a sentar de forma a esconder os furinhos, cobrir-se sob calças compridas e editar as fotos que vão para o Instagram.


Resultados da pressão estética que socialmente afeta o sexo feminino, tais atitudes são desnecessárias. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, cerca de 95% das mulheres têm celulite!


Ao invés de tratarmos como um tabu, que tal conversarmos abertamente sobre o assunto?


O que causa a celulite?


Indo ao contrário do que diz um dos maiores mitos acerca da condição, ter celulite não significa estar acima do peso!

Existem diversos fatores que causam o acúmulo de gordura nas células; alguns são hereditários e outros associam-se à qualidade de vida.


A má alimentação, sedentarismo, tabagismo, problemas circulatórios e alterações hormonais são os principais causadores da celulite.

Caso seu estilo de vida não seja dos melhores, a chance de desenvolver a condição é cada vez mais acentuada!


Por ser um assunto propagado desde cedo na vida das mulheres, a celulite traz consigo diversos mitos acerca de seus tratamentos. Vamos desmistificar alguns deles?


“Esfoliar a pele com borra de café faz a celulite sumir”

Mito!

Essa prática deu-se a partir do entendimento de que a cafeína, com seu potencial lipolítico, é capaz de quebrar as células de gordura e diminuir a celulite.


Para começar, a celulite não desaparece; uma vez na pele, a tendência é sempre lá permanecer. Entretanto, com os cuidados certos, sua aparência pode ser amenizada em até 80%.


Porém, muito cuidado com as receitinhas caseiras! A cafeína apenas funciona em sua forma pura e quando aplicada em cosméticos dermatológica e industrialmente produzidos.


O uso frequente da esfoliação com grãos de café, cujo corpo é irregular, pode causar microcortes que, a longo prazo, comprometem a textura e a aparência da pele – o que pode piorar a situação.


“Fazer dieta ameniza a celulite”

Verdade!

Porém, muito cuidado: a dieta deve ser balanceada, desenvolvida para o seu próprio corpo e atender às suas necessidades. Nada de dietas malucas da internet!

O regime funciona por duas razões:

  1. Quando a alimentação é balanceada e preza pelos nutrientes, a quantidade de toxinas que entram no organismo é menor; carboidratos, açúcar refinado, óleos vegetais em excesso e bebida alcoólica, por exemplo, possuem maior potencial de entupimento das células.

  2. A perda de peso, que dá-se através da eliminação de gordura, causa a diminuição dos adipócitos, de forma a reduzir a aparência dos furinhos.



“Usar calça apertada todo dia causa celulite”

Mito!

As causas da celulite são inúmeras: etnia, sexo biológico, genética… O uso de roupas apertadas não é um motivo causador!

Porém, pode ser um agravante: ao apertar a pele, a circulação é comprometida e os líquidos podem reter-se com maior facilidade. De toda forma, opte por intercalar o uso de roupas apertadas e as mais despojadas.


“Drenagem linfática ajuda a reduzir a celulite”

Verdade!

A drenagem linfática é uma massagem voltada à eliminação de líquidos acumulados nos tecidos, promovendo também a melhora da circulação local.


A prática ajuda na prevenção de regiões atingidas pela celulite e diminui os pequenos nódulos de gordura aprisionados na pele, reduzindo a sensação de inchaço e revertendo casos leves.


Apesar de temida, a celulite não é um bicho de sete cabeças. Ao invés de pensar sobre a forma como ela aparenta, que tal refletir sobre suas causas?


Como está sua alimentação? Tem feito exercícios? Bebe água com frequência?

Preze por sua saúde e, naturalmente, a celulite será reduzida.


3 visualizações0 comentário

© 2020 por Mariana Soeiro.

Todos os direitos reservados.
 

Me manda um whats!

(41)99588-2400